Sobre filhos comparação e aceitação

31/07/2017

O meu ventre gerou três seres, o primeiro chegou eu tinha apenas 16 anos o segundo 3 anos depois e por último chegou Clarice a quem amorosamente dei a alcunha de Clarice Bonita.

No final de 2015 conheci a minha filha Clarice, ela chegou com um diagnostico de microcefalia e desde então a minha vida foi transformada completamente. A vivência com uma filha com deficiência neurológica e o contato com tantas famílias que enfrentam os mesmos desafios me faz pensar o conceito de deficiência muito além daquele que o olhar médico descreve.

Ter uma filha que habita um corpo com deficiência no interior do Nordeste brasileiro exige da mãe o esforço diário de desconstruir em si mesma o modelo ideal de "normalidade" arraigado culturalmente.

O dia a dia escutando de tantas outras mães os relatos de preconceitos (de descaso do poder público com a saúde, a falta de acessibilidade e de uma educação inclusiva) traz para a palavra deficiência uma dimensão politica e me faz entender que os problemas que a minha filha enfrenta está mais vinculado com restrição à participação plena provocada pelas barreiras sociais do que com a sua condição física e neurológica.

Ao fazer essa reflexão lembro-me de uma querida amiga chamada Jamine, brasileira que teve um filho com deficiência na Belgica e durante algum tempo viveu por lá, através do seu relato é que confirmo que a maneira como as crianças brasileiras nascidas com microcefalia são enxergadas como deficientes mais que um problema de diagnostico médico é o resultado da opressão de um país negligente na formulação de políticas públicas e sociais que acolha a diversidade.

Uma das grandes lições que Clarice me trouxe é que a pior coisa que uma mãe pode fazer ao filho é compará-lo.

-Como assim Eron?
Eu respondo!

Quando comparamos uma criança a outra estamos cortando suas asas, tentando encaixá-la num padrão para agradar ou simplesmente ser aceito.

Cada crianças é única e igualmente linda aos olhos de Deus, cada uma tem seu brilho e sua potencialidade, mesmo se não move um músculo sequer, mesmo se não enxergar nada, toda mãe pode fazer o destino do filho mais leve se simplesmente lhe valorizar na sua essência.

Passei a vida inteira comparando meus dois filhos maiores, porque um é simpático demais, porque o outro é mais inteligente, porque um é muito carinhoso, acabei criando muito nó que prendia e limitava seus movimentos e hoje Clarice veio com a sua luz abrir meus olhos e me deu a força capaz de desatar esse nó e transformá-lo em laço.

Hoje tudo que era COMPARAÇÃO é ACEITAÇÃO!
Clarice fará sua história, no seu tempo, com todo o respeito que merece, vou continuar lutando para que ela possa andar, falar, enxergar...

Sem comparações com qualquer outra criança, por que somos únicos e por tanto incomparáveis! Também não faço comparações entre mães, mas quando tá difícil penso na mãe de Jesus e ela me inspira a dá o meu melhor.

Deficiência não se resume ao catálogo de doenças e lesões de uma perícia biomédica do corpo é um conceito que denuncia a relação de desigualdade imposta por ambientes com barreiras a um corpo com impedimentos.(DINIZ et. al, 2009, p. 21)

Clarice Bonita
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora